Na última sexta-feira (12), o Humaitá (S41), o mais recente submarino brasileiro da Marinha do Brasil impulsionado por propulsão diesel-elétrica, foi entregue ao Setor Operativo da Força no Complexo Naval de Itaguaí, no litoral do Rio de Janeiro. Esta imponente embarcação, com 71,6 metros de comprimento, faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma colaboração entre o Brasil e o governo francês.
Prosub: Rumo à Inovação
O S41 é o segundo de quatro submarinos convencionais planejados pelo Prosub desde 2008. Além desses, está em andamento a construção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear, o SN-BR, capaz de operar indefinidamente. O programa não se limita apenas à construção de submarinos, abrangendo também a criação de uma infraestrutura industrial e de apoio.

Características Marcantes do Humaitá
Desenvolvido pela empresa francesa Naval Group, com contribuições de engenheiros e técnicos brasileiros, e construído pela Itaguaí Construções Navais (ICN), o Humaitá (submarino brasileiro) possui uma capacidade operativa impressionante, podendo permanecer em patrulha por até 80 dias. Com 71,6 metros de comprimento, é maior que um megaiate e pode atingir profundidades de até 300 metros.
Missões Estratégicas e Potencial de Ocultação
O Humaitá, da Classe Riachuelo, é destinado a patrulhar as Águas Jurisdicionais Brasileiras, incluindo a crucial Amazônia Azul, por onde passam 95% das exportações e importações brasileiras. Além disso, suas missões abrangem as áreas marítimas estratégicas do país no Atlântico Sul. Equipado com tecnologia de combate avançada, como sensores acústicos, radares e sistemas de guerra eletrônica, o submarino brasileiro destaca-se por seu alto “poder de ocultação”.

Prosub: Além dos Submarinos
Lançado em 2008 como parte da Estratégia Nacional de Defesa, o Prosub busca não apenas fortalecer a frota naval, mas também estabelecer uma força naval de envergadura para o Brasil. O programa inclui a transferência de tecnologia entre Brasil e França e abrange a construção de um complexo de infraestrutura industrial em Itaguaí, compreendendo Estaleiros, Base Naval e Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM).